Aguarde...

Benvindos Ferreiras

Associações

Nuclegarve - Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve -

Telefone: Email:

A Nuclegarve iniciou-se pelo sonho de um grupo de amigos, que por iniciativa e idealizando um grande objectivo de fazer algo pela população marcando a diferença sendo a solidariedade e a ajuda a população idosa.

A Nuclegarve convidou alguns amigos, família, conhecidos para ajudar, criar força para o sonho tornar-se realidade. Deu-se assim, inicio à legalização de uma Associação para a qual foi escolhido o nome de Nuclegarve, Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve, e que depois de feita a escritura pública em 28 de Janeiro de 2003 deu-se início à angariação dos primeiros sócios.

O objectivo principal da Nuclegarve é a criação de uma Aldeia Solidária que prima ajudar toda a faixa etária da Terceira idade.

Analisando quantitativamente o contexto, segundo o Instituto Nacional de Estatística com dados relevantes aos sensos do ano 2011, verificou-se um aumento da população residente com idade superior aos 65 anos. Observando a pirâmide etária do concelho de Albufeira comparativamente aos anos 2001 e 2011, regista-se um aumento significativo, de cerca de 97.2 % da população idosa, sendo portanto evidente a forte necessidade em torno da assistência à classe etária de pessoas idosas.

Verifica-se que dada a ausência de respostas sociais para a Terceira idade, esta IPSS procura colmatar necessidades emergentes da população da área do Concelho de Albufeira e arredores. Principalmente na Freguesia de Ferreiras não existem sedeadas instituições de natureza social que possuam respostas adequadas para responder as necessidades da população em questão.

Face a isto nasce o projecto Aldeia da Solidariedade constituído por uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas com capacidade para 61 utentes, em que incluirá um Centro de Dia com capacidade para 20 utentes e Serviço de Apoio domiciliário para dar apoio a 50 utentes. 

Esta “Aldeia” pretende ser um organismo vivo, com as suas próprias dinâmicas e relações internas, de proximidade, de convívio e articulação com o exterior. Na “Aldeia” existirá uma poderosa teia de interdependências, promovendo a solidariedade. É um lugar de encontro, de partilha de saberes, um espaço por excelência, dinâmico e relacional, com uma interligação de

gerações, predominando a interacção e complementaridade com a comunidade.

Para angariar fundos com vista à construção da Aldeia, são organizados vários eventos anuais no pavilhão sedeado em Fontainhas.

 

A Nuclegarve tem actualmente o estatuto de IPSS e conta com mais de 1000 sócios. 



Galeria de Fotos

Clique nas imagens para visualizar



Partilhar

Ver Todas